O Projeto Político Pedagógico da escola é um documento que exige a existência de uma política e de propostas que devem ser definidas pela própria instituição.Sua elaboração requer clareza das ações, tendo em vista que este deve estar de acordo com as leis que amparam a educação,bem como as concepções de educação,sociedade,realidade e formação cidadã.
O planejamento participativo do projeto tem como principal instrumento o diálogo. É por meio dele que deve fluir o processo de interação, de comunicação, de busca de significados comuns e de entendimento conceitual.
Sabemos que a construção e implementação do PPP, não é tarefa fácil.Se fosse, todas as escolas já o teriam, e seriam todas democráticas e autônomas.Em grande parte, não passa de um documento formal elaborado por exigências de órgãos governamentais, e que estão engavetados,e não foram elaborados,tendo como base buscar a identidade da escola,o trabalho coletivo e maneiras eficazes de desenvolver o ensino aprendizagem.
A Educação Popular surge em contrapartida a esse modelo de educação neoliberal, fundamentando-se nos princípios de uma educação emancipatória e humanizadora, em eu a razão de ser do ato educar não é apenas capacitar os indivíduos por meio de conhecimentos, mas viverem e se adaptarem ao mundo em que vivem, mas de torná-los conscientes.
A implementação de uma educação comprometida com a mudança social tem importante papel a cumprir, pois auxilia na promoção e aquisição de saberes e competências necessárias, para que as pessoas possam participar dos processos de deliberação e de tomada de decisões na sociedade, resgatando o direito de serem cidadãos.
Em nosso País têm sido definidas políticas publicas e criados instrumentos que garantem tais direitos.A transformação dos sistemas educacionais tem procurado efetivar a garantia do acesso universal à escolaridade básica e a satisfação das necessidades de aprendizagem para todos alunos. É na elaboração do projeto político-pedagógico que a escola se posiciona em relação a seu compromisso com uma educação de qualidade para todos os alunos, favorecendo interações sociais, definido práticas inclusivas e promovendo a formação crítica e cidadã.
Para acontecer uma gestão democrática de verdade, a escola tem que ter autonomia de criar conselhos escolar ou colegiado com a participação de professores, alunos famílias e de toda comunidade escolar elaborando coletivamente o projeto político-pedagógico.Ao utilizar métodos verdadeiramente democráticos, que consultem a opinião das partes que integram a comunidade escolar, efetivando umas gestões democráticas, que todos os indivíduos tenham a possibilidade de exercer seus direitos e deveres.È indubitável sua importância como um recurso de participação humana e de formação para a cidadania. É indubitável sua necessidade para a construção de uma sociedade mais justa, humana e igualitária, como fonte de humanização.
O Projeto Político Pedagógico de uma escola pressupõe a existência de uma política e de uma proposta pedagógica definidas na e pela própria instituição.Para a elaboração do PPP é preciso ter clareza do que se quer realizar na escola, ou no sistema, pois este fazer será pautado em determinadas concepções de educação, de realidade sociocultural, de sociedade, de cidadania, isto é, este fazer tem sempre conseqüências políticas, desejáveis ou não.
Por isso, o projeto deve envolver os aspectos políticos, pedagógicos e administrativa do trabalho a ser realizado, a curto, médio e longo prazo.
O planejamento participativo do projeto tem como principal instrumento o diálogo. É por meio dele que deve fluir o processo de interação, de comunicação, de busca de significados comuns e de entendimento conceitual.
Sabemos que a construção e implementação do PPP, não é tarefa fácil.Se fosse, todas as escolas já o teriam, e seriam todas democráticas e autônomas.Em grande parte, não passa de um documento formal elaborado por exigências de órgãos governamentais, e que estão engavetados,e não foram elaborados,tendo como base buscar a identidade da escola,o trabalho coletivo e maneiras eficazes de desenvolver o ensino aprendizagem.
A Educação Popular surge em contrapartida a esse modelo de educação neoliberal, fundamentando-se nos princípios de uma educação emancipatória e humanizadora, em eu a razão de ser do ato educar não é apenas capacitar os indivíduos por meio de conhecimentos, mas viverem e se adaptarem ao mundo em que vivem, mas de torná-los conscientes.
A implementação de uma educação comprometida com a mudança social tem importante papel a cumprir, pois auxilia na promoção e aquisição de saberes e competências necessárias, para que as pessoas possam participar dos processos de deliberação e de tomada de decisões na sociedade, resgatando o direito de serem cidadãos.
Em nosso País têm sido definidas políticas publicas e criados instrumentos que garantem tais direitos.A transformação dos sistemas educacionais tem procurado efetivar a garantia do acesso universal à escolaridade básica e a satisfação das necessidades de aprendizagem para todos alunos. É na elaboração do projeto político-pedagógico que a escola se posiciona em relação a seu compromisso com uma educação de qualidade para todos os alunos, favorecendo interações sociais, definido práticas inclusivas e promovendo a formação crítica e cidadã.
Para acontecer uma gestão democrática de verdade, a escola tem que ter autonomia de criar conselhos escolar ou colegiado com a participação de professores, alunos famílias e de toda comunidade escolar elaborando coletivamente o projeto político-pedagógico.Ao utilizar métodos verdadeiramente democráticos, que consultem a opinião das partes que integram a comunidade escolar, efetivando umas gestões democráticas, que todos os indivíduos tenham a possibilidade de exercer seus direitos e deveres.È indubitável sua importância como um recurso de participação humana e de formação para a cidadania na construção de uma sociedade mais justa, humana e igualitária, como fonte de humanização.
O planejamento participativo do projeto tem como principal instrumento o diálogo. É por meio dele que deve fluir o processo de interação, de comunicação, de busca de significados comuns e de entendimento conceitual.
Sabemos que a construção e implementação do PPP, não é tarefa fácil.Se fosse, todas as escolas já o teriam, e seriam todas democráticas e autônomas.Em grande parte, não passa de um documento formal elaborado por exigências de órgãos governamentais, e que estão engavetados,e não foram elaborados,tendo como base buscar a identidade da escola,o trabalho coletivo e maneiras eficazes de desenvolver o ensino aprendizagem.
A Educação Popular surge em contrapartida a esse modelo de educação neoliberal, fundamentando-se nos princípios de uma educação emancipatória e humanizadora, em eu a razão de ser do ato educar não é apenas capacitar os indivíduos por meio de conhecimentos, mas viverem e se adaptarem ao mundo em que vivem, mas de torná-los conscientes.
A implementação de uma educação comprometida com a mudança social tem importante papel a cumprir, pois auxilia na promoção e aquisição de saberes e competências necessárias, para que as pessoas possam participar dos processos de deliberação e de tomada de decisões na sociedade, resgatando o direito de serem cidadãos.
Em nosso País têm sido definidas políticas publicas e criados instrumentos que garantem tais direitos.A transformação dos sistemas educacionais tem procurado efetivar a garantia do acesso universal à escolaridade básica e a satisfação das necessidades de aprendizagem para todos alunos. É na elaboração do projeto político-pedagógico que a escola se posiciona em relação a seu compromisso com uma educação de qualidade para todos os alunos, favorecendo interações sociais, definido práticas inclusivas e promovendo a formação crítica e cidadã.
Para acontecer uma gestão democrática de verdade, a escola tem que ter autonomia de criar conselhos escolar ou colegiado com a participação de professores, alunos famílias e de toda comunidade escolar elaborando coletivamente o projeto político-pedagógico.Ao utilizar métodos verdadeiramente democráticos, que consultem a opinião das partes que integram a comunidade escolar, efetivando umas gestões democráticas, que todos os indivíduos tenham a possibilidade de exercer seus direitos e deveres.È indubitável sua importância como um recurso de participação humana e de formação para a cidadania. É indubitável sua necessidade para a construção de uma sociedade mais justa, humana e igualitária, como fonte de humanização.
O Projeto Político Pedagógico de uma escola pressupõe a existência de uma política e de uma proposta pedagógica definidas na e pela própria instituição.Para a elaboração do PPP é preciso ter clareza do que se quer realizar na escola, ou no sistema, pois este fazer será pautado em determinadas concepções de educação, de realidade sociocultural, de sociedade, de cidadania, isto é, este fazer tem sempre conseqüências políticas, desejáveis ou não.
Por isso, o projeto deve envolver os aspectos políticos, pedagógicos e administrativa do trabalho a ser realizado, a curto, médio e longo prazo.
O planejamento participativo do projeto tem como principal instrumento o diálogo. É por meio dele que deve fluir o processo de interação, de comunicação, de busca de significados comuns e de entendimento conceitual.
Sabemos que a construção e implementação do PPP, não é tarefa fácil.Se fosse, todas as escolas já o teriam, e seriam todas democráticas e autônomas.Em grande parte, não passa de um documento formal elaborado por exigências de órgãos governamentais, e que estão engavetados,e não foram elaborados,tendo como base buscar a identidade da escola,o trabalho coletivo e maneiras eficazes de desenvolver o ensino aprendizagem.
A Educação Popular surge em contrapartida a esse modelo de educação neoliberal, fundamentando-se nos princípios de uma educação emancipatória e humanizadora, em eu a razão de ser do ato educar não é apenas capacitar os indivíduos por meio de conhecimentos, mas viverem e se adaptarem ao mundo em que vivem, mas de torná-los conscientes.
A implementação de uma educação comprometida com a mudança social tem importante papel a cumprir, pois auxilia na promoção e aquisição de saberes e competências necessárias, para que as pessoas possam participar dos processos de deliberação e de tomada de decisões na sociedade, resgatando o direito de serem cidadãos.
Em nosso País têm sido definidas políticas publicas e criados instrumentos que garantem tais direitos.A transformação dos sistemas educacionais tem procurado efetivar a garantia do acesso universal à escolaridade básica e a satisfação das necessidades de aprendizagem para todos alunos. É na elaboração do projeto político-pedagógico que a escola se posiciona em relação a seu compromisso com uma educação de qualidade para todos os alunos, favorecendo interações sociais, definido práticas inclusivas e promovendo a formação crítica e cidadã.
Para acontecer uma gestão democrática de verdade, a escola tem que ter autonomia de criar conselhos escolar ou colegiado com a participação de professores, alunos famílias e de toda comunidade escolar elaborando coletivamente o projeto político-pedagógico.Ao utilizar métodos verdadeiramente democráticos, que consultem a opinião das partes que integram a comunidade escolar, efetivando umas gestões democráticas, que todos os indivíduos tenham a possibilidade de exercer seus direitos e deveres.È indubitável sua importância como um recurso de participação humana e de formação para a cidadania na construção de uma sociedade mais justa, humana e igualitária, como fonte de humanização.
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